EEx Luiz Antônio

Estação Experimental

ÁREA: 1.725,0000 hectares

BACIA HIDROGRÁFICA:

A Estação Experimental de Luiz Antonio, localizada no nordeste paulista, originalmente conhecida como Fazenda Jataí está inserida em um contexto histórico do desenvolvimento econômico da região. Em meados de 1925, a fazenda foi adquirida pelo Conde Ribeiro de Valle, diretor da Companhia Mogiana. Na época, era habitada por aproximadamente 2 mil pessoas. Em 1959, por causa de dívidas, foi desapropriada e transformada em uma unidade de produção e de pesquisa em silvicultura de pínus e eucaliptos. Em 1959, por causa de dívidas, foi desapropriada e transformada em uma unidade de produção e de pesquisa em silvicultura de pínus e eucaliptos geridos pelo antigo Instituto Florestal (IF). Em 1970, teve seu nome alterado para Estação Experimental de Luiz Antônio. Em 1982, teve parte de sua área, no valor de 4.532,18 hectares, cedida para a criação da Estação Ecológica de Jataí. Em 2002, a Estação Ecológica de Jataí foi ampliada novamente em área pertencentes a Experimental, totalizando 9.074,63 hectares, e 1.725 hectares para a Estação Experimental de Luiz Antônio. A partir de 2020, ambas as áreas são geridas pela Fundação Florestal. Apresenta vegetação de cerrado e cerradão, em zona de transição para a floresta latifoliada tropical semidecídua, com características únicas no Brasil. É também zona de recarga do Aquífero Guarani. Como atributo cultural destaca-se toda a sua história, com resquícios de prédios, vestígios da cultura indígena, de colônias e imigrantes, cemitério e outros atributos históricos, culturais e ambientais.

Bioma

Cerrado, Mata Atlântica