EEc Ibicatu

EEc Ibicatu

Órgão Gestor


FF

Categoria da Área Protegida


EEc

Estação Ecológica

ÁREA: 76.400 hectares

BACIA HIDROGRÁFICA: 05 - PIRACICABA/CAPIVARI/JUNDIAÍ

No século XIX, a área da EE Ibicatu pertencia à Fazenda Pico Alto, antigo nome das fazendas Pau D’Alho e Boa Esperança, pertencentes ao Dr. Manoel de Moraes Barros, irmão do primeiro presidente civil do Brasil, Prudente de Moraes.
Em 1958, foi declarada de utilidade pública a área de 76,4 hectares. A unidade de conservação foi criada em 1987 com a “finalidade de proteção ao ambiente natural, a realização de pesquisas básicas e aplicadas, e ao desenvolvimento de programas de educação conservacionista”.
Abriga 289 espécies de plantas, com 171 espécies de árvores e 28 espécies constam ameaçadas de extinção. Possui importante população de jequitibá-rosa, com indivíduos de grande porte, provavelmente as maiores e mais antigas árvores de Piracicaba.
Localiza-se em região de grande beleza cênica, cercada pelos pontos mais altos de Piracicaba (Serra do Pau D’Alho, Serra da Floresta e Serra da Fortaleza). Conecta importantes áreas de vegetação nativa em diferentes estágios de regeneração e conservação, constituindo a região com maior cobertura florestal nativa do município.

Bioma

Cerrado

INFRAESTRUTURA

Estrada

Estrada

ATIVIDADES

Observação de Flora

Observação de Flora

Observação de Aves

Observação de Aves

ÁREAS DE PROTEÇÃO RELACIONADAS

APA Tanquã-Rio Piracicaba

A APA Tanquã-Rio Piracicaba foi criada em dezembro de 2018, em uma...

FE Edmundo Navarro de Andrade

O Horto Florestal Edmundo Navarro de Andrade, hoje Floresta Estadual Edmundo Navarro...