Em atendimento à legislação eleitoral, os demais conteúdos deste site ficarão
indisponíveis de 2 de julho de 2022 até o final da eleição estadual em São Paulo.

Logo da UC

EEc Ibicatu

EEc Ibicatu

Órgão Gestor


FF

Categoria da Área Protegida


EEc

Estação Ecológica

ÁREA: 76,4000 hectares

BACIA HIDROGRÁFICA: 05 - PIRACICABA/CAPIVARI/JUNDIAÍ

No século XIX, a área da EE Ibicatu pertencia à Fazenda Pico Alto, antigo nome das fazendas Pau D’Alho e Boa Esperança, pertencentes ao Dr. Manoel de Moraes Barros, irmão do primeiro presidente civil do Brasil, Prudente de Moraes.
Em 1958, foi declarada de utilidade pública a área de 76,4 hectares. A unidade de conservação foi criada em 1987 com a “finalidade de proteção ao ambiente natural, a realização de pesquisas básicas e aplicadas, e ao desenvolvimento de programas de educação conservacionista”.
Abriga 289 espécies de plantas, com 171 espécies de árvores e 28 espécies constam ameaçadas de extinção. Possui importante população de jequitibá-rosa, com indivíduos de grande porte, provavelmente as maiores e mais antigas árvores de Piracicaba.
Localiza-se em região de grande beleza cênica, cercada pelos pontos mais altos de Piracicaba (Serra do Pau D’Alho, Serra da Floresta e Serra da Fortaleza). Conecta importantes áreas de vegetação nativa em diferentes estágios de regeneração e conservação, constituindo a região com maior cobertura florestal nativa do município.

Bioma

Cerrado

Trilhas

ÁREAS DE PROTEÇÃO RELACIONADAS

APA Corumbataí-Botucatu-Tejupá – Perímetro Corumbataí

Na área abrangida pelo Perímetro Corumbataí, o relevo de cuestas compõe um...

Governo do Estado de SP