EEc Sebastião Aleixo da Silva

EEc Sebastião Aleixo da Silva

Órgão Gestor


FF

Categoria da Área Protegida


EEc

Estação Ecológica

ÁREA: 287,9800 hectares

BACIA HIDROGRÁFICA: 16 - TIETÊ/BATALHA

A unidade antes denominada Estação Ecológica de Bauru é uma das poucas unidades de conservação da Mata Atlântica na região central do estado de São Paulo, a única na região administrativa de Bauru e na Bacia do Tietê-Batalha, de modo que, apesar de sua área pouco extensa (área de 287,98 ha), é altamente relevante para o conhecimento, a conservação e a recuperação de florestas na região.
Em sua área foi registrada a ocorrência de espécies da fauna ameaçadas – jaguatirica, veado-mateiro, perdiz, águia-cinzenta, juriti-roxa. No tocante a flora, estão relacionadas espécies como – aroeira, peroba, palmito-juçara, cabreúva, cedro, pau-marfim, jacarandá-paulista, amendoim-bravo, canela-preta, mamica-deporca, algodoeiro, guabiju – consideradas ameaçadas de extinção, que tornam a unidade relevante também pela sua contribuição na conservação dessas espécies.
A denominação da unidade de conservação, criada em 1961, foi modificada, em 1997, para Estação Ecológica “Sebastião Aleixo da Silva”, nome do antigo proprietário da área.

Bioma

Cerrado, Mata Atlântica

Trilhas

ATIVIDADES

Observação de Fauna

Observação de Fauna

Observação de Flora

Observação de Flora

Observação de Aves

Observação de Aves