Guia de Áreas Protegidas
Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo

Logo da UC

EEx João José Galhardo

EEx João José Galhardo

Órgão Gestor


IF

Categoria da Área Protegida


EEx

Estação Experimental

ÁREA: 1.000 hectares

BACIA HIDROGRÁFICA:

Conhecida como Estação Experimental de Paraguaçu Paulista, foi criada em 1944, com a finalidade de se criar uma Estação de Zootecnia e um Horto Florestal. Em 1962 foi ampliada, e tiveram início os plantios de espécies exóticas, especialmente do gênero Pinus. Foi instalado um viveiro, que dava suporte à implantação e reforma dos talhões comerciais e, também, à experimentação florestal, especialmente de conservação e melhoramento genético.
Em anos recentes, o viveiro foi desativado e alguns experimentos são mantidos. A maior parte da área destina-se à silvicultura. Porém, não têm sido realizados novos plantios de espécies exóticas nos últimos anos.
A Estação Experimental JJ Galhardo localiza-se em zona de contato entre a floresta estacional semidecidual e o cerrado, de modo que a vegetação natural remanescente ou em regeneração é composta por espécies dos dois biomas. Em toda a unidade existe vegetação nativa em regeneração natural, de modo que toda a unidade pode ser convertida para a conservação.

Bioma

Cerrado

INFRAESTRUTURA

Voltagem 220

Voltagem 220

Portaria / Base Fiscalização

Portaria / Base Fiscalização

Internet

Internet

Estrada

Estrada

ATRATIVOS

Rio (para contemplação)

Rio (para contemplação)

Lago (para contemplação)

Lago (para contemplação)

Represa (para contemplação)

Represa (para contemplação)