Logo da UC

Parque Estadual

ÁREA: 2.069,0600 hectares

BACIA HIDROGRÁFICA: 08 - SAPUCAÍ/GRANDE

O Parque Estadual Furnas do Bom Jesus é classificado como uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, a qual tem como objetivo a preservação dos ecossistemas, das espécies vegetais e animais e seus habitats, dos sítios geomorfológicos e proteção das paisagens naturais. A unidade é aberta a pesquisa científica, visitação e ao lazer público.
Historicamente, o local começou a despertar o interesse de um grupo de ambientalistas em meados da década de 1980, que promoviam reuniões e participavam de movimentos regionais com o objetivo de discutir e divulgar a temática ambiental, além de reivindicar a necessidade de proteção das áreas de grande relevância regional. O vale do córrego Bom Jesus por apresentar relevo de morros arredondados, encostas escarpadas, com feições topográficas de grande beleza cênica e valiosa rede hidrográfica com a formação de cachoeiras e vegetação de transição entre Cerrado e Mata Atlântica, era uma área de grande reivindicação do grupo para categorizar-se como área de preservação ambiental.
Dessa forma, em 12 de outubro de 1989, por meio do decreto 30.591 foi criado o Parque Estadual Furnas do Bom Jesus, com uma área de 2.069,06 hectares, contando com a desapropriação de 38 propriedades por meio do Decreto 31.644, de 31 de maio de 1990. Em sua maior porção eram desenvolvidas atividades de cultivo do café, criação extensiva de gado e culturas agrícolas para subsistência. O início das atividades de gestão se iniciou em 14 de março de 1991, data considerada como comemorativa ao aniversário da U.C.
O parque recebeu ao longo de sua história diversas pesquisas científicas, visitação pública, programas de educação ambiental, projetos de restauração florestal e atividades de manejo de gado entre os anos de 1996 a 2000 para contribuição da restauração ecológica em decorrência de grave incêndio no ano de 1994.
O parque possui 4 cachoeiras disponíveis para visitação, 2 plataformas de observação, 3 trilhas de curta a média distância, Centro de Vivência Ambiental e arboreto para piquenique.
O principal atrativo da unidade é a cachoeira Cascata Grande, maior salto em queda livre do Estado de São Paulo com 124,2 metros de altura, que despenca de um paredão rochoso em local de difícil acesso, o qual não é permitido a presença de visitantes devido aos riscos existentes.
No parque foram avistados e soltos diversos animais silvestres, dentre eles: suçuarana ou onça-parda, lobo-guará, jaguatirica, cateto, quati, ouriço, tamanduá-bandeira, tamanduá-mirim, mutum-de-penacho, periquitos, guaxé, japu, soldadinho e outros. Entre as espécies arbóreas presentes, podemos citar: ipês amarelos e rosas, lobeiras, jacarandás, canafístulas, cedros-rosa, barbatimões, copaíbas e outras espécies típicas de cerrado e floresta estacional semidecidual.

Bioma

Cerrado, Mata Atlântica