Logo da UC

PE Itapetinga

PE Itapetinga

Órgão Gestor


FF

Categoria da Área Protegida


PE

Parque Estadual

ÁREA: 10.191,6300 hectares

BACIA HIDROGRÁFICA: 05 - PIRACICABA/CAPIVARI/JUNDIAÍ

O Parque Estadual do Itapetinga, criado em 2010 pelo Decreto Estadual nº 55.662/2010, abrange os municípios de Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Nazaré Paulista e Mairiporã e possui como objetivo proteger a biodiversidade e os recursos hídricos, bem como os remanescentes de floresta da Serra de Itapetinga.
A Serra do Itapetinga, em conjunto com a Serra do Itaberaba foram apontadas no mapa de incremento à conectividade do Estado de São Paulo, desenvolvidos em 2006 através dos estudos do Programa Biota/FAPESP, como importante corredor ecológico, entre Serra da Cantareira e a Serra da Mantiqueira. A diversidade dos atrativos naturais na região é abundante tanto pela presença de serras quanto pela presença de água, proporcionando a visitantes e turistas uma experiência inquietante na contemplação de suas paisagens, além da grande possibilidade de avistamento da fauna e flora.
Destacam-se os principais atrativos, localizados no município de Bom Jesus dos Perdões: a Cachoeira do Barrocão, com possibilidade de uso para contemplação e banho e a Pedra do Coração, uma das áreas de mirantes naturais com beleza singular na região. Já ao lado do município de Atibaia, há a Trilha da Minha Deusa, principal ligação por trilha até a Pedra Grande, localizada no Monumento Natural Estadual da Pedra Grande e muito procurada por praticantes de montanhismo e esporte de aventura.
O Parque abriga espécies ameaçadas, com destaque aos grandes mamíferos, como a onça-parda e primatas, como o sagui-da-serra-escura, além de espécies vegetais típicas da Mata Atlântica, em especial as espécies da flora xérica (vegetação associada a ambientes rochosos) com plantas endêmicas em certas áreas da unidade.

Bioma

Mata Atlântica

Trilhas

INFRAESTRUTURA

Estrada

Estrada

ATRATIVOS

Roteiro Cultural

Roteiro Cultural

Rio (para contemplação)

Rio (para contemplação)

Cachoeira

Cachoeira

ATIVIDADES

Observação de Fauna

Observação de Fauna

ÁREAS DE PROTEÇÃO RELACIONADAS

PE Assessoria de Reforma Agrária

Distante apenas 90 quilômetros da capital, no município de Valinhos, está localizado...

MONA Pedra Grande

O Monumento Natural Estadual da Pedra Grande, criado em 2010, fica na...

FE Edmundo Navarro de Andrade

O Horto Florestal Edmundo Navarro de Andrade, hoje Floresta Estadual Edmundo Navarro...