Logo da UC

PE Marinho Laje de Santos

PE Marinho Laje de Santos

Órgão Gestor


FF

Categoria da Área Protegida


PE

Parque Estadual

ÁREA: 5.000,0000 hectares

BACIA HIDROGRÁFICA:

O Parque Estadual Marinho Laje de Santos foi criado em 1993, sendo único Parque Marinho do estado, e um dos principais pontos de mergulho e fotografia submarina do país.
Seu objetivo é assegurar a proteção integral dos ecossistemas marinhos. Dista cerca de 22 milhas náuticas da costa e inclui a Laje de Santos, parcéis e os rochedos conhecidos como Calhaus, totalizando 5.000 ha de área preservada.
A Laje de Santos possui 33 m de altitude, 550 m de comprimento e 185 m de largura máxima. Seu formato que lembra uma baleia, praticamente não possui vegetação e abriga uma grande quantidade de aves marinhas, como: atobá marrom e trinta-réis, que utilizam o local como área de reprodução e descanso. Várias dessas aves encontram-se na listagem de fauna brasileira ameaçada de extinção.
O Parque faz parte da rota de várias espécies migratórias e é uma importante área de alimentação. Muitas delas são protegidas por convenções internacionais, como as baleias-de-bryde, as raias-manta e as tartarugas marinhas.

INFRAESTRUTURA

Portaria / Base Fiscalização

Portaria / Base Fiscalização

Sistema de Imagem

Sistema de Imagem

ATRATIVOS

Costão Rochoso

Costão Rochoso

ATIVIDADES

Permitido Nadar

Permitido Nadar

Mergulho

Mergulho

Observação de Fauna

Observação de Fauna

Canoagem

Canoagem