Guia de Áreas Protegidas
Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo

Logo da UC

PE Prelado

PE Prelado

Órgão Gestor


FF

Categoria da Área Protegida


PE

Parque Estadual

ÁREA: 1828.000 hectares

BACIA HIDROGRÁFICA: 11 - RIBEIRA DE IGUAPE/LITORAL SUL

O Parque Estadual do Prelado foi criado em 2013, pela Lei Estadual nº 14.982, e integra o Mosaico de Unidades de Conservação da Juréia Itatins composto também pela Estação Ecológica Juréia Itatins, Parque Estadual do Itinguçu, Refúgio de Vida Silvestre Ilhas do Abrigo e Guararitama, Reserva de Desenvolvimento Sustentável da Barra da Una e Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Despraiado.
Localizado no Complexo Estuarino-Lagunar de Iguape e Cananéia, que constitui um dos mais bem preservados remanescentes de Mata Atlântica. A diversidade de ecossistemas que o compõem, associado à beleza de sua paisagem e riqueza de espécies da fauna e flora, inclusive endêmicas, justificam todos os esforços para a sua conservação.
No Parque podemos observar a presença de vegetação de restinga, com as seguintes composições: vegetação de praias e dunas; vegetação sobre cordões arenosos; floresta de transição restinga-encosta; além de diversas espécies de fauna.
Atualmente os atrativos são a Praia da Juréia e a Cachoeira do Prelado (Pocinho), localizados no Núcleo Costão da Juréia. As principais atividades realizadas pelo turista são: caminhadas pela praia, passeios de bicicleta e banho de mar e de cachoeira.
O Parque Estadual do Prelado (PEP) está localizado a 40 km do centro de Iguape, cidade histórica e estância balneária, localizada no litoral sul do Estado de São Paulo. Faz divisa com o Bairro da Barra do Ribeira e Vila do Prelado e segue margeando a praia até o costão da Praia da Juréia.
O acesso principal pelo Estado de São Paulo é feito por veículo automotivo, saindo de São Paulo via Rodovia – Regis Bittencourt - BR 116. No Km 150, sentido sul, no trevo com destino à Iguape, estrada Prefeito Casimiro Teixeira, segue por 50 km até a Ponte do Mathias, acessar a esquerda na estrada da Barra, até a balsa, cruzar até a praia da Juréia e seguir por aproximadamente 10 km pela praia até a entrada do PE Prelado, na Vila do Prelado. Da entrada do PEP segue por mais 7 km pela praia até a Base Operacional, localizada no Núcleo Costão da Juréia.
O Parque Estadual do Prelado tem sua sede administrativa localizada no Escritório Regional da Fundação Florestal, situado na Praça São Benedito, 110 – Centro – Iguape – SP. Sendo ela compartilhada com as seguintes unidades de conservação: Área de Proteção Ambiental Ilha Comprida e Estação Ecológica dos Chauás.

CUIDADO: Área sujeita a alteração de maré e atolamento de veículos.

Bioma

Mata Atlântica

Trilhas

INFRAESTRUTURA

Portaria / Base Fiscalização

Portaria / Base Fiscalização

ATRATIVOS

Mirante / Permitido Fotografar

Mirante / Permitido Fotografar

Cachoeira

Cachoeira

Praia

Praia

Costão Rochoso

Costão Rochoso

Roteiro Cultural

Roteiro Cultural

ATIVIDADES

Permitido Nadar

Permitido Nadar

Mergulho

Mergulho

Área para Surf

Área para Surf

Permitido Bicicleta

Permitido Bicicleta

Observação Fauna

Observação Fauna

Observação de Flora

Observação de Flora

Observação de Aves

Observação de Aves

ÁREAS DE PROTEÇÃO RELACIONADAS

RDS Itapanhapima

A RDS Itapanhapima localiza-se no Complexo Estuarino Lagunar de Cananeia, um importante...

APA Cajati

Criada em 2010, está inserida nas localidades de Capelinha, Queimados, Vila Lucas...

PE Rio Turvo

O Parque está localizado nas regiões do Vale do Ribeira e Litoral...