Guia de Áreas Protegidas
Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo

RVS Ilhas do Abrigo e Guararitama

RVS Ilhas do Abrigo e Guararitama

Órgão Gestor


FF

Categoria da Área Protegida


RVS

Refúgio de Vida Silvestre

ÁREA: 481.000 hectares

BACIA HIDROGRÁFICA:

As ilhas que formam o RVS Abrigo e Guararitama estão localizadas na porção marinha do Mosaico Jureia-Itatins, a aproximadamente 2 km do continente. Essas ilhas têm a função de dar sustentação para alimentação, abrigo e reprodução de várias espécies da fauna silvestre, em especial, as aves marinhas migratórias como trinta-réis-real (Thalasseus maximus), ameaçada de extinção, e trinta-réis-de-bico-vermelho (Sterna hirundinacea).
A inclusão dessas ilhas no Mosaico se deve ao fato de que o Brasil é signatário de convenções internacionais para a proteção de espécies migratórias. Além disso, leis nacionais, como o SNUC e o Código Florestal, indicam como áreas de conservação esses espaços de abrigo da fauna silvestre por serem áreas para nidificação e reprodução de espécies como o gaivotão (Larus dominicanus) e o tesourão (Fregata magnificens).
Com a finalidade de garantir a proteção das espécies residentes e frequentadores dessas ilhas, a visitação pública ao refúgio da vida silvestre não é recomendável.

Bioma

Mata Atlântica

INFRAESTRUTURA

Sistema de Imagem

Sistema de Imagem

ATRATIVOS

Costão Rochoso

Costão Rochoso

Aquário Natural

Aquário Natural

ATIVIDADES

Observação Fauna

Observação Fauna

Observação de Flora

Observação de Flora

Observação de Aves

Observação de Aves