Guia de Áreas Protegidas

Área de Proteção Ambiental

ÁREA: 1.900000 hectares

BACIA HIDROGRÁFICA: 04 - PARDO

Criada em 1988, a pequena APA protege vegetação remanescente de mata atlântica do antigo Mosteiro São Bento, no Morro de São Bento, anteriormente conhecido como o Morro do Cipó. Está localizada próxima a vários equipamentos municipais, como o Bosque Municipal, o Parque Municipal onde há um zoológico, formando um conjunto harmonioso de grande beleza e importância para a população local. A história do Morro São Bento tem mais de cem anos, desde 1907, com a aquisição da chamada Chácara Olympia, com pouco mais de 300 m². Nos anos 1930, transformou-se em Bosque Municipal, destinado à preservação da flora e fauna, esforço compensado com a criação da APA. Abriga uma comunidade de bugios, espécie ameaçada de extinção. Na flora, registra espécies como o angico, a aroeira e o jequitibá-branco. Registra ainda um exemplar de peroba-rosa, com idade de mais 300 anos e 35 metros de altura, quase condenado por conta da negligência de ex-usuários da região. Hoje, a árvore é sustentada por cabos de aço.

Voltagem 110

Voltagem 220