Guia de Áreas Protegidas
Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo

F Botucatu

F Botucatu

Órgão Gestor


IF

Categoria da Área Protegida


F

Floresta

ÁREA: 1.000 hectares

BACIA HIDROGRÁFICA:

A unidade, criada em 1966, com 33, 80 hectares, abriga remanescentes de mata atlântica (floresta estacional semidecidual) e cerrado (lato sensu), de interesse para a conservação, com destaque para as fisionomias campestres, além de vegetação de mata ciliar.
A composição florística arbustivo-arbórea inclui 43 espécies típicas do cerrado e 19 espécies da mata ciliar. A unidade apresenta potencial para proteção integral e formação de corredores ecológicos, pois é cercada por vários fragmentos de vegetação natural no município de Botucatu, pertencente à bacia hidrográfica do Rio Pardo, Médio Paranapanema, que possui grande área de cerrado sistematicamente eliminado pelo plantio de cana-de-açúcar no eixo da rodovia Castelo Branco.
Na unidade, destacam-se espécies da flora como pau-jacaré, guaçatonga, figueira-mata-pau, copaíba, cedro-rosa, canjerana, pata-de-vaca, barbatimão. Na fauna, espécies como: capivara, serelepe, cachorro-do-mato, ouriço, tatu-galinha, quati, gato-do-mato, jacu, tucano.

Bioma

Cerrado, Mata Atlântica