RVS Aimorés

RVS Aimorés

Órgão Gestor


FF

Categoria da Área Protegida


RVS

Refúgio de Vida Silvestre

ÁREA: 1.000 hectares

BACIA HIDROGRÁFICA: 13 - TIETÊ/JACARÉ

As ilhas que formam o RVS Abrigo e Guararitama estão localizadas na porção marinha do Mosaico Jureia-Itatins, a aproximadamente 2 km do continente. Essas ilhas têm a função de dar sustentação para alimentação, abrigo e reprodução de várias espécies da fauna silvestre, em especial, as aves marinhas migratórias como trinta-réis-real (Thalasseus maximus), ameaçada de extinção, e trinta-réis-de-bico-vermelho (Sterna hirundinacea).
A inclusão dessas ilhas no Mosaico se deve ao fato de que o Brasil é signatário de convenções internacionais para a proteção de espécies migratórias. Além disso, leis nacionais, como o SNUC e o Código Florestal, indicam como áreas de conservação esses espaços de abrigo da fauna silvestre por serem áreas para nidificação e reprodução de espécies como o gaivotão (Larus dominicanus) e o tesourão (Fregata magnificens).
Com a finalidade de garantir a proteção das espécies residentes e frequentadores dessas ilhas, a visitação pública ao refúgio da vida silvestre não é recomendável.

Bioma

Cerrado

INFRAESTRUTURA

Ponte

Ponte

Estrada

Estrada

ATIVIDADES

Observação de Aves

Observação de Aves

ÁREAS DE PROTEÇÃO RELACIONADAS

ARIE Leopoldo Magno Coutinho

Criada em 2018, a ARIE leva o nome de um entusiasta por...

APA Rio Batalha

A APA Rio Batalha foi criada em 2001, na região formada pela...

EEc Mata do Jacaré

A Estação foi criada, em 1987, em terras desapropriadas, em 1961, da...