FE Serra D´Água

FE Serra D´Água

Órgão Gestor


FF

Categoria da Área Protegida


FE

Floresta Estadual

ÁREA: 51,2000 hectares

BACIA HIDROGRÁFICA: 05 - PIRACICABA/CAPIVARI/JUNDIAÍ

A Floresta Estadual Serra d’Água, unidade de conservação de uso sustentável, está localizada na área urbana de Campinas, conhecida como Fazenda Serra D’Água. Possui uma área de 51,20 hectares, criada em 2010, e está voltada à manutenção de um remanescente florestal em recuperação, bem como a ações de restauração de ecossistemas nativos e ao desenvolvimento e divulgação de práticas florestais sustentáveis.
A vegetação característica da unidade são floresta estacional semidecidual montana e floresta estacional semidecidual aluvial, constituída por árvores de baixo e médio porte. Foram observadas espécies nativas de macaúba, andira, embaúba-do-brejo, araribá, candeia, mamica-de-porca, polveira, guapuruvu, pau-angu, aroeira-brava, cinamomo e canela-rosa.
Na fauna, destaca-se as espécies de: tatu-galinha, mão-pelada, furão, capivara, gavião-carijó, pica-pau-amarelo, pica-pau-de-topete-vermelho, pica-pau-de-cabeça-branca, alma-de-gato, sabiá-do-campo, juriti-vermelha, choca-da-mata, jararaca e lambari.

Bioma

Cerrado, Mata Atlântica

ÁREAS DE PROTEÇÃO RELACIONADAS

PE Assessoria de Reforma Agrária

Distante apenas 90 quilômetros da capital, no município de Valinhos, está localizado...