Pessoas alérgicas ou com doenças crônicas deverão portar seus medicamentos e viajar em companhia de quem saiba ministrá-los. Em relação às crianças, evite levá-las às trilhas que, eventualmente, não consigam percorrer. Evite ainda transportar sacolas, malas e objetos nas mãos. Use mochilas.
Indicamos o uso de repelente para prevenir a picada de insetos, que transmitem doenças como a febre amarela. Respeite os macacos que vivem nas florestas, pois eles cumprem a função de alerta sobre o surgimento do vírus. Os macacos não transmitem o vírus da febre amarela e são tão vítimas quanto os humanos.
Tenha sempre em mente que estará em um ambiente natural, com comunicação difícil e distante dos serviços de socorro. Seja responsável!
As Áreas Naturais Protegidas guardam mais de 500.000 hectares de remanescentes da Mata Atlântica e do Cerrado, que originalmente cobriam o estado. Além de preservar os ecossistemas naturais, essas áreas também desenvolvem pesquisas científicas, atividades de educação ambiental, ecoturismo e turismo de aventura.
Contamos com a sua colaboração. O acesso organizado a essas áreas é um direito de todos. Venha conhecer para conservar!